Pesquisa sobre as brincadeiras para o recreio
Nos meses de abril e maio de 2019, as pibidianas do Curso Pedagogia da Universidade
de Caxias do Sul, campus Sede, que atuam como apoio no horário do recreio da manhã
na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caldas Júnior, realizaram um questionamento
para os estudantes do 1°. ao 5º. ano do Ensino Fundamental sobre a visão das crianças
sobre o momento do recreio e quais recursos poderiam tornar esse momento mais lúdico
às crianças da Escola. Foram constatados os seguintes dados, listados abaixo, juntamente
com a quantidade de crianças que responderam a esse questionamento:
SUGESTÕES DE RECURSOS
|
QUANTIDADE DE ALUNOS
|
Cordas
|
27
|
Música todos os dias
|
19
|
Chute a gol
|
3
|
Brinquedos infláveis/Cama elástica
|
4
|
Patins
|
3
|
Skate
|
1
|
Brincadeiras (circuito)
|
4
|
Ginásio (bola, bambolê e futebol)
|
29
|
Futebol Feminino
|
1
|
Jogar arco no cone
|
2
|
Teatro
|
1
|
Espaguete
|
1
|
Está bom assim
|
7
|
Pista de kart
|
1
|
Toboágua
|
1
|
Pega-pega
|
15
|
TOTAL
|
119
|
Diante destas respostas obtidas pelas Pibidianas, e mediante a uma conversa com a coordenadora e com a vice-diretora da escola, chegamos à conclusão de que algumas atividades sugeridas pelas crianças poderiam ser realizadas na escola, desde que houvesse uma organização e definição clara do que seria feito, como, para quem e com qual material. Optou-se por montar um planejamento coletivo, organizando todas essas ações previstas, e apresentá-lo a escola.
Bolsistas de Iniciação envolvidas: Alexandra Sachet, Bruna Andreatta Borges da Silva, Édna Bottin Regenini, Tamar Gutteres de Carvalho, Gabriela Eduarda Andreola, Joceli Drum e Tamar Gutteres de Carvalho.
Escola Atendida: EMEF Caldas Júnior
Série/Anos atendidos: 1°, 2º, 3º, 4º e 5º do Ensino Fundamental
Texto revisado por Cristiane Backes Welter
CI PIBID UCS
Realização abril e maio de 2019
Apoio CAPES – Programa PIBID
Nenhum comentário:
Postar um comentário