Páginas

domingo, 14 de julho de 2019

PEDAGOGIA - Caxias - EMEF Américo Ribeiro Mendes - Sentido as dificuldades!


SENTIDO AS DIFICULDADES

A Pibidiana Taís e a  professora Elisa do segundo ano, pensaram em um planejamento específico para uma aluna que têm dificuldades na pronúncia das sílabas bem como na junção das mesmas.

DEMANDA: A aluna tem bastante resistência quanto a aprendizagem, dizia que não queria aprender a ler. Quando o profissional tentava estimular para que ela tivesse vontade de aprender, ela reagia com comportamentos agressivos e chorava.   

A partir disso foi pensado em trabalhar com a aluna algo do seu interesse e que chamasse sua atenção!

O tema proposto foi: "MAQUIAGENS"


* Em um primeiro momento a brincadeira se deu com a aluna ensinando a pibidiana a se maquiar. A partir disso, usamos o sussurofone como auxílio da maquiadora. A aluna comentou que seu sonho era ser maquiadora e vendedora desses produtos. Para além da brincadeira do faz de conta, a aluna repetia muitas vezes o que ouvia a pibidiana falar, principalmente as palavras que ela tinha mais dificuldade na pronúncia. Isso ocorreu de forma lúdica no tempo da criança. Um exemplo disso é que no início ela não conseguia falar Batom. Já no final da brincadeira, após pronunciar muitas vezes, ela falou corretamente. Esse exercício lúdico, facilitou que ela identificasse as palavras no segundo momento da atividade.

* Na semana seguinte, a aluna foi convidada para continuar desenvolvendo o trabalho das maquiagens, escolheu 5 produtos de maquiagem. Desenhou os mesmos e pintou em uma cartolina. Ao lado dos desenhos trabalhamos as sílabas e a junção das letras. Além disso, ao lado da palavra escrita, colocamos as vogais e as consoantes da palavra. Propusemos que a aluna colocasse o números de quantas consoantes e quantas vogais haviam nas palavras escolhidas por ela. 

Foi um trabalho simples de realizar mas de um significado imenso. Para ela aprender sobre MAQUIAGENS despertava um estímulo interno e fez sentido para ela aprender aquelas palavras, uma vez que relatou o SONHO de ser MAQUIADORA!


Abaixo segue um registro do sucesso da atividade:




Bolsista de iniciação envolvida: Taís Martini
Escola atendida e Projeto EMEF Américo Ribeiro Mendes.
Séries/Anos atendidos: 2º ano do Ensino Fundamental.
Número de alunos atendidos: 1 aluno.
Texto revisado por Cristiane Backes Welter – CI Pibid UCS 
Atividade realizada no dia 04 de junho de 2019. 
Apoio - CAPES - Programa Pibid

Nenhum comentário:

Postar um comentário