Páginas

sábado, 20 de abril de 2019

PEDAGOGIA - Caxias do Sul - EMEF Caldas Júnior - Texto sobre ser professor


SER PROFESSOR: um olhar especial e profundo ao futuro

            Nas observações realizadas nos dias 28.03.2019 e 01.04.2019, com o 4o. Ano do Ensino Fundamental, registramos as seguintes atividades: estudo dos números romanos; foram feitas correções de temas; reforçadas as combinações de turma; e estudo das silabas tônicas. A bolsista Édna pode acompanhar mais de perto alguns alunos e ajudá-los nas suas dificuldades. Observar não é só olhar os alunos, mas perceber como se dá o andamento da aula, qual o posicionamento da professora diante as diversidades surgidas. Num primeiro momento, foi possível observar a sensibilidade da professora que alterou todo seu planejamento inicial em virtude da percepção da necessidade da turma de revisar o conteúdo sobre números romanos. Tomou, assim, a decisão de não iniciar a matéria nova, já preparada previamente. Essa sensibilidade em "sentir a turma" fez com que o planejamento fosse mudado. Essa é a real observação do cotidiano: ter um olhar profundo como foi a maneira de ser da professora. Esse olhar especial e profundo faz parte do oficio que iremos desempenhar em um futuro breve: SER PROFESSOR! Com suas mazelas, suas surpresas e seus ajustes. E porque não, tomar como exemplo, algumas atitudes do cotidiano dessa e de outros professores observados na trajetória dos Pibidianos? Podemos sim, aprender com os alunos, mas podemos também observar mais profundamente os professores. Que experiência rica: observar todos os olhares especiais e profundos do cotidiano da Educação Básica!
       Em outra oportunidade, ajudamos a confeccionar o mural de Páscoa. Fomos à biblioteca da escola e também observou-se que é mais uma rotina de um professor: elaborar outros afazeres que saem do contexto "sala de aula" e, nesse dia especial, a Pibidiana Édna aproveitou e fez novas perguntas ao professor da turma. Como "perguntadora" pode saber mais sobre as delicias, as amarguras e os desafios que é SER PROFESSOR. Considerando o futuro, é necessário ao professor em formação perceber também que a sala de aula é um grão de areia e o mundo é bem grande lá fora. Quando fazemos parte dessa construção, entregando ao mundo seres humanos melhores: sejam eles professores, sejam eles alunos, sejam eles observadores, sejam eles bolsistas de iniciação a docência. Tudo isso faz parte do SER PROFESSOR.
 

Fonte: Google Imagens

Bolsista de iniciação envolvida: Édna Bottin Regenini
Escola atendida e Projeto EMEF Caldas Júnior

Séries/Anos atendidos: 4º ano do Ensino Fundamental

Número de alunos atendidos: 30
Texto revisado por Cristiane Backes Welter – CI Pibid UCS 
Observações realizadas no dia 28.03.2019 e 01.04.2019

Apoio - CAPES - Programa Pibid

Nenhum comentário:

Postar um comentário