SER PROFESSOR: um olhar especial e profundo ao futuro
Nas observações realizadas nos dias 28.03.2019 e
01.04.2019, com o 4o. Ano do Ensino Fundamental, registramos as seguintes atividades: estudo dos números romanos; foram feitas
correções de temas; reforçadas as combinações de turma; e estudo das silabas tônicas. A bolsista Édna pode acompanhar mais de perto alguns alunos e ajudá-los nas suas dificuldades. Observar não é só olhar os alunos, mas perceber como se
dá o andamento da aula, qual o posicionamento da professora diante as diversidades surgidas. Num primeiro momento, foi possível observar a sensibilidade da professora que
alterou todo seu planejamento inicial em virtude da percepção da necessidade da
turma de revisar o conteúdo sobre números romanos. Tomou, assim, a decisão de não iniciar a matéria nova, já preparada previamente. Essa
sensibilidade em "sentir a turma" fez com que o planejamento fosse
mudado. Essa é a real observação do cotidiano: ter um olhar profundo como foi a
maneira de ser da professora. Esse olhar especial e profundo faz parte do oficio que iremos desempenhar em um
futuro breve: SER PROFESSOR! Com suas mazelas, suas surpresas e seus ajustes. E porque não,
tomar como exemplo, algumas atitudes do cotidiano dessa e de outros professores
observados na trajetória dos Pibidianos? Podemos sim, aprender com os alunos, mas
podemos também observar mais profundamente os professores. Que experiência rica: observar todos os olhares especiais e profundos do cotidiano da Educação Básica!
Em outra oportunidade, ajudamos a
confeccionar o mural de Páscoa. Fomos à biblioteca da escola e
também observou-se que é mais uma rotina de um professor: elaborar outros
afazeres que saem do contexto "sala de aula" e, nesse dia especial, a Pibidiana Édna aproveitou e fez novas perguntas ao professor da turma. Como "perguntadora" pode saber mais
sobre as delicias, as amarguras e os desafios que é SER PROFESSOR. Considerando o futuro, é necessário ao professor em formação perceber também que a sala de aula é um grão de areia e o mundo é bem grande lá
fora. Quando fazemos parte dessa construção, entregando ao mundo seres
humanos melhores: sejam eles professores, sejam eles alunos, sejam eles
observadores, sejam eles bolsistas de iniciação a docência. Tudo isso faz parte do SER PROFESSOR.
Fonte: Google Imagens |
Bolsista de iniciação envolvida:
Édna Bottin Regenini
Escola atendida e Projeto EMEF Caldas Júnior
Séries/Anos atendidos: 4º ano do Ensino
Fundamental
Número de alunos atendidos: 30
Texto revisado por Cristiane Backes Welter – CI
Pibid UCS
Observações realizadas no dia 28.03.2019 e
01.04.2019
Apoio - CAPES - Programa Pibid
Nenhum comentário:
Postar um comentário