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domingo, 26 de maio de 2019

PEDAGOGIA - Caxias - EMEF Américo Ribeiro Mendes - Planejamento Bolsista PIBID Rafaela Bertazzo

  





BOLSISTA PIBID: RAFAELA BERTAZZO


SUPERVISORA: MARIANE MARIA SCHONS
COORDENADORA: CRISTIANE BACKES WELTER

PLANEJAMENTO: ALFABETIZAÇÃO

  1. Atividades a serem realizada na EMEF Américo Ribeiro Mendes

1.1 -  Circuito de Jogos de Alfabetização
Pibidiana: Rafaela Bertazzo
Turno: Tarde
Turma: 1º Ano A
Data: 03.05.2019

Objetivos:
  • Estimular o espírito de trabalho em grupo;
  • Reconhecer unidades fonológicas ou morfológicas como sílabas, identificando palavras que têm “pedaços” (sílabas, rimas, fonemas iniciais) parecidos;
  • Facilitador para a aprendizagem da criança.

Procedimento da aula:

1º Momento: Os alunos serão separados em 5 grupos de 3/4 alunos, cada grupo ficará numa ilha de um jogo de alfabetização, serão 5 jogos diferentes em cada grupo, cada grupo de alunos jogam esse jogo durante 10 minutos, depois trocará para a próxima ilha, conforme solicitado pela Professora e pela Pibiana.
2º Momento: Todos os grupos terão que passar por todos os jogos durante o tempo da atividade.

1 - Jogo Primeiras Palavras
Conhecendo as primeiras palavras, peça a criança para que escolha um desenho. Supondo que ela escolha “MEIA”. Peça para ela pegar todas as cartelas que têm o desenho da “MEIA”, deixando a face com o desenho virada para cima. Logo depois, peça para ela juntar todas as cartelas, colocando-as uma atrás da outra. Mostre que ela conseguiu formar a palavra “MEIA”, como mostra a figura.

Exemplo:
Mostre para a criança que não importa a ordem em que ela coloca as cartelas, a palavra sempre será formada. Após identificar todos os desenhos, ela perceberá que precisa de apenas 4 cartelas para formar cada palavra. Assim, gradativamente, ela começará a conhecer as letras.

2 - Conhecendo as sílabas
A proposta desse jogo é fazer a criança olhar a imagem (desenho) e a partir da imagem procurar as sílabas e juntá-las para formar as palavras. Peça a criança que escolha uma imagem e a partir dela ache as sílabas correspondentes.
Exemplo:
A imagem do “dedo” e as sílabas de/do, assim formando as palavras.

3 - Rimas e aliteração
     Nesse jogo será solicitado que cada aluno pegue um dos materiais, e descubram palavras diferentes com o mesmo som final, com a palavra “ato”, a criança descobrirá que pode formar as palavras: BATO, GATO, MATO, RATO, PATO, e etc.

4 - A letra inicial
Nesse jogo a criança terá que identificar a letra inicial de cada imagem e colocar na sua letra correspondente. “I” de IGUANA, IGLÚ, ILHA, IGUANA e etc.
Exemplo:
Espere a criança organizar as imagens conforme o que ela sabe, depois peça para ela pronunciar as palavras e confira com ela se está tudo de acordo com a letra.

           5 - Jogo da memória (letra inicial e imagem)
Jogo confeccionado pela professora Julcemara, nesse jogo o objetivo é que os alunos relacionem a letra inicial com a imagem correspondente.
Exemplo: F - FLOR; I - ILHA; U - UVA.


Avaliação:
A avaliação será realizada a partir da observação e da participação das crianças nos jogos, bem como a compreensão das sílabas, rimas e fonemas iniciais.


Bolsista: Rafaela Bertazzo
Escola atendida: EMEF Américo Ribeiro Mendes.
Séries/Anos atendidos: 1º Ano A do Ensino Fundamental
Número de alunos atendidos: 21 alunos.
Texto revisado por Cristiane Backes Welter - CI Pibid UCS
Atividade realizada no dia 17 de Maio de 2019.
Apoio - CAPES - Programa Pibid



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