CONTRIBUIÇÕES DAS ARTES VISUAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
No dia 22 de agosto de 2019, no Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, a Pibidiana Flávia Zanetti Chimarosti desenvolveu, com auxílio da professora da Educação Infantil, uma atividade de pintura, envolvendo o uso de pincéis e tinta guache. A atividade foi realizada de maneira individual, e se deu da seguinte forma: foi distribuído para cada mesa de crianças, uma cor de tinta guache, sendo que uma mesa ficou com a cor amarela, uma com a cor vermelha e duas com a cor azul, além de uma folha de papel em branco e um pincel para cada educando.
Em seguida, foi solicitado que as crianças dobrassem a sua folha ao meio, dividindo-a em duas partes, e que utilizando o pincel e a tinta guache que receberam, fizessem desenhos na parte de cima da folha. Conforme as crianças iam terminando os seus desenhos, eles eram estimulados a dobrar novamente as duas partes da folha, juntando a parte de cima (com o desenho) com a parte de baixo (em branco), para descobrirem a mágica que havia acontecido: o desenho que fizeram na parte de cima aparecer na parte de baixo.
Além de exercitar a imaginação e a criatividade dos pequenos, oportunizou-se também a exploração das formas geométricas, a observação de que ao misturarem duas cores primárias (amarelo, azul e vermelho), surgiam novas cores (o verde, o roxo e o laranja), permitindo a interação com outras cores.
A atividade também permitiu que as crianças desenvolvessem valores importantes, como a solidariedade. Foi uma tarde de importantes descobertas e aprendizados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário