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terça-feira, 3 de setembro de 2019

PEDAGOGIA - Caxias do Sul - EMEF Américo Ribeiro Mendes - Planejamento do folclore



DÉBORA MARQUES MENDES

SUPERVISORA: MARIANE MARIA SCHONS
COORDENADORA: CRISTIANE BACKES WELTER

PLANEJAMENTOS

TEMAS GERADORES: Emoção e Movimento

  1. ATIVIDADE REALIZADA na E.M.E.F. Américo Ribeiro Mendes

1.1 -  ATIVIDADE ARTE NO FOLCLORE

Pibidiana: Débora Marques Mendes 
Turno: Tarde
Turma: Pré II B
Data: 20/08/2019
Objetivo: Explorar a criatividade da criança e seu conhecimento sobre o folclore através da técnica de pintura com tinta. 

Recursos: 
Balão;
Tinta;
Carimbo= Potes de iogurte reciclados, tnt, cola quente
  Cotonete
Folha (para impressão)
Potes para a tinta (bandeja de ovos reciclado)
Jornais e revistas usadas para forrar o chão

Procedimento da aula:
1° Momento: A aula será iniciada com alguns questionamentos sobre os personagens de nosso folclore, como:
“Vocês sabem o que é o folclore?, Quem representa o folclore brasileiro?, Vocês já conhecem a história
“Curupira, brinca comigo?”
e após haverá a contação da história “Curupira, brinca comigo?”
de Lô Carvalho.
2° Momento: Depois da história haverá novos questionamentos como:
Quais desses personagens vocês já conheciam?
Vocês gostaram da história?
Vamos fazer as brincadeiras do folclore?
Então irão fazer as brincadeiras;

  • Andar com os pés para trás como o curupira,
  • Pular em um pé só como o Saci-Pererê,
  • Gargalhar como a Cuca,
  • Pisar como a Pisadeira,
  • Assobiar alto como a Matinta Perera,
  • Uivar para a lua como o Lobisomem.

3º Momento: A bolsista do PIBID irá questionar sobre os métodos
de pintura que eles já usaram
e a partir desses será apresentado alguns materiais
de pintura alternativo como: balões,
carimbos (confeccionados pela pibidiana), cotonetes e palitos de picolé.

4° Momento: Os materiais alternativos serão disponibilizados,
assim como as impressões com os desenhos para pintura
cada qual com uma imagem do personagem do folclore (Iara, Saci-Pererê, Lobisomem, Curupira, Caipora, Mula Sem Cabeça, Boto Cor de Rosa, Cuca e Boitatá)
como também a descrição (ex: o seu nome e sua característica),
que será colocado em um canto da folha. 

5º   Momento: Após o término das pinturas e a tinta estiver seca será montado um grande livro para expor
pela escola sobre o folclore e cada criança
irá contar para a turma o nome do personagem
que escolheu e com a  ajuda da professora,
falará sobre o mesmo.

Arte com folclore e materiais diversos:
A aula será iniciada com algumas perguntas a respeito do folclore, como: 
  • Vocês sabem o que é o folclore?
  • Quem representa o folclore brasileiro?
  • Vocês já conhecem a história “Curupira, brinca comigo?”
Então a história será contada e depois as crianças serão
questionadas sobre qual dos personagens eles já
conheciam e então será feitas as brincadeiras como: 
  • Andar com os pés para trás como o curupira,
  • Pular em um pé só como o Saci-Pererê,
  • Gargalhar como a Cuca,
  • Pisar como a Pisadeira,
  • Assobiar alto como a Matinta Perera,
  • Uivar para a lua como o Lobisomem.
Após estas brincadeira será feita as pinturas. Esta atividade de pintura conta com a utilização de materiais diversificados.
Para a confecção dos carimbos será necessária potes de iogurte, E.V.A e cola quente,
para disponibilização das tintas será usado bandeja de proteção dos ovos, para a pintura será usado balões, cotonetes, e palitos de picolé.
Assim os materiais serão dispostos em uma mesa enquanto os alunos ficaram pelo chão para ter mais espaço,
podendo utilizar todos os materiais e criatividade para colorir o personagem que escolheram.
Após a tinta estar seca será colado no canto inferior da folha uma descrição breve sobre as características do personagem e acima será colocado o nome do mesmo.
Os personagens disponíveis serão: Curupira, Caipora, Mula Sem Cabeça, Saci-Pererê, Cuca, Boitatá, Lobisomem, Boto, Iara, 
Para finalização, cada aluno poderá contar para a turma sobre seu personagem e estes ficarão expostos pela escola, para que outras turmas possam conhecê-los também. 

Avaliação:

A avaliação se dará de maneira contínua a partir da observação da utilização dos materiais
e também da pintura dentro dos limites disposto pela folha e desenho.

Síntese Reflexiva:
Arte com folclore e materiais diversos:

A aula será iniciada com algumas perguntas a respeito do folclore, como: 
  • Vocês sabem o que é o folclore?
  • Quem representa o folclore brasileiro?
  • Vocês já conhecem a história “Curupira, brinca comigo?”
Então a história será contada e depois as crianças serão questionadas sobre qual dos personagens eles já conheciam e então será feitas as brincadeiras como: 
  • Andar com os pés para trás como o curupira,
  • Pular em um pé só como o Saci-Pererê,
  • Gargalhar como a Cuca,
  • Pisar como a Pisadeira,
  • Assobiar alto como a Matinta Perera,
  • Uivar para a lua como o Lobisomem.
Após estas brincadeira será feita as pinturas. Esta atividade de pintura conta com a utilização de materiais diversificados. Para a confecção dos carimbos será necessária potes de iogurte, E.V.A e cola quente, para disponibilização das tintas será usado bandeja de proteção dos ovos, para a pintura será usado balões, cotonetes, e palitos de picolé. Assim os materiais serão dispostos em uma mesa enquanto os alunos ficaram pelo chão para ter mais espaço, podendo utilizar todos os materiais e criatividade para colorir o personagem que escolheram. Após a tinta estar seca será colado no canto inferior da folha uma descrição breve sobre as características do personagem e acima será colocado o nome do mesmo.
Os personagens disponíveis serão: Curupira, Caipora, Mula Sem Cabeça, Saci-Pererê, Cuca, Boitatá, Lobisomem, Boto, Iara, 
Para finalização, cada aluno poderá contar para a turma sobre seu personagem e estes ficarão expostos pela escola, para que outras turmas possam conhecê-los também. 

Avaliação:

A avaliação se dará de maneira contínua a partir da observação da utilização dos materiais e também da pintura dentro dos limites dispostos pela folha e desenho.

Síntese Reflexiva:

No dia 20/08 a pibidiana Débora Marques Mendes levou para a escola E.M.E.F. Américo Ribeiro Mendes,
o planejamento sobre folclore para ser realizado com a turma de educação infantil Pré II B. Assim, a história “Curupira, brinca comigo? De Lô Carvalho”,
apresentou os personagens do folclore brasileiro como: Curupira, Caipora, Mula sem cabeça,
Saci-Pererê, Cuca, Boitatá, Pisadeira, Matinta Perera, Cobra-Grande, Capelobo, Lobisomen, Mapinguari, Boto e Iara.
Por ser o primeiro contato dos alunos com o folclore, a professora titular Silvana e a pibidiana convidaram as crianças para assistir ao vídeo Coletânea da Turma do Folclore (Lendas): +38Minutos - Vídeo Infantil Oficial”.
A pibidiana separou algumas imagens dos personagens do folclore para que as crianças pudessem fazer a pintura utilizando tinta e materiais diversos,
como: carimbos (confeccionados pela pibidiana), balões, cotonetes e palitos de picolé.
Porém, devido ao clima chuvoso do dia optou-se por colorir as imagens com lápis de cor. Ao redor da imagem, cada criança colou lantejoulas coloridas.
Apesar dos contratempos, as crianças se dedicaram muito
na confecção dos trabalhos,
tornando-se algo divertido pelo material diferenciado das lantejoulas e pela temática que gerou muitos questionamentos por parte das crianças.

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