PIBIDIANO: WILLIAM CÉSAR OLIVEIRA DOS SANTOS
SUPERVISORA: MARIANE MARIA SCHONS
COORDENADORA: CRISTIANE BACKES WELTER
TEMAS GERADORES: FÁBULAS
ESCOLA ATENDIDA: E.M.E.F Américo Ribeiro Mendes
ATIVIDADE RECONHECENDO UMA FÁBULA
Pibidiano: William César Oliveira Dos Santos
Turno: Tarde
Turma: 4 ano B
Objetivo:
Os alunos, por meio de leitura, interpretação de texto, produção textual, ilustrações e atividades lúdicas, reconheçam as fábulas e suas principais características. Bem como assimilar os fatos contidos nos textos, com fatos do cotidiano de cada um. Contribuindo para a formação de valores e atitudes destas crianças em seu dia-a-dia.
Procedimento da aula:
1° Momento: Para despertar o interesse nos alunos pela leitura e a escrita utilizando o gênero fábula de forma interessante e prazerosa, foi feita uma conversa sobre a leitura e sua importância nos dias de hoje. Em seguida, com o livro didático onde trabalhamos juntos a fábula “A Cigarra e a Formiga”, colocamos as principais características do gênero e assim, juntos encontrarmos a moral da história.
2° Momento: Nesse momento para fixarmos o assunto com os alunos, serão feitas cópias de diversas fábulas para lerem e encontrarem a moral das histórias. Na sequência, cada aluno participará de uma apresentação, falando o nome da fábula, um resumo do texto e sua moral. Depois disso serão executadas atividades, reforçando as principais características do gênero.
3° Momento: Nesta etapa, será utilizada como recurso a sala de informática e a biblioteca, onde iremos aprofundar os nossos estudos sobre o gênero. Nessa aula, os alunos se dividirão em grupos onde realizarão a pesquisa sobre a vida e obra dos principais fabulistas: Esopo, Jean de Lá Fontaine e Monteiro Lobato. Após a pesquisa, haverá um sorteio: em duas caixas surpresas (vermelha e amarela) o pibidiano apresentará a de cor vermelha contendo algumas morais de fábulas e a amarela, os personagens ( vaca, coelho, lobo etc…).
Cada dupla irá retirar sua moral e seus personagens. Após o sorteio, será solicitado aos alunos que façam uma produção de texto com as ordens retiradas das caixas.
Nesta etapa será constituída na leitura, compreensão do que está sendo produzido pelos alunos, com o objetivo de despertar o prazer pela leitura e estimular o potencial criativo e cognitivo do aluno, bem como compreender a ideia principal do texto e suas intenções. O pibidiano e a professora irão auxiliar na questão de escrita e pontuação.
4° Momento: Este momento será uma continuação, em que os alunos finalizam suas histórias. Com ajuda da professora, serão digitalizados os textos para expormos no mural de fábulas. Ao fim das produções, serão distribuídas folhas A3 para cada aluno para ilustrarem suas fábulas. Nesse momento, cada aluno terá que produzir suas ilustrações, diferente das produções de texto feitas em duplas.
5° Momento: Para verificar o conhecimento adquirido durante a realização das leituras e atividades, será proposto um momento de descontração através de um jogo. Este jogo será confeccionado em forma de tabuleiro, numa folha de cartolina, onde cada “casa” conterá informações contidas nos textos.
Para iniciar o jogo, um aluno joga o dado e, de acordo com o número sorteado pulará as casas, tendo de identificar qual fábula pertence o trecho descrito no campo. Desta forma, vence o aluno que chegar primeiro ao final da trilha.
Este momento lúdico será muito interessante, pois os alunos participarão intensamente, mostrando o que absorveram das fábulas, por meio de uma atividade competitiva.
Recursos:
Coleção de fábulas;
Livro Didático de português;
Data-Show;
Cartolina, folha A3, cola, tesoura e lápis;
Sala de informática;
Biblioteca.
Após concluídas, as produções serão reunidas em um livro de fábulas que será confeccionado no final de todas as atividades propostas pelo projeto, contendo tanto as ilustrações, quanto a produção textual dos alunos.
Avaliação:
O modo de avaliação se dará pelo desenvolvimento das atividades que podem despertar o interesse pela leitura e escrita, utilizando o gênero fábula, de forma interessante e prazerosa, onde se originará resultados significativos nos anos subsequentes de estudo, e que as efetivações das atividades auxiliem verdadeiramente para o crescimento intelectual do aluno, desenvolvendo suas competências, tornando-o um leitor competente apurando seu senso crítico e criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário