PEDAGOGIA - A UTILIZAÇÃO DA BRINCADEIRA TRADICIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
No dia sete de novembro de 2019, no Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, turno da tarde, a Pibidiana Flávia Zanetti Chimarosti desenvolveu junto com a professora da turma do Jardim B, a brincadeira "batata quente do alfabeto". Solicitamos aos educandos que se sentassem no formato de um círculo, a professora explicou que conforme a turma fosse dizendo as letras do alfabeto em voz alta, um cãozinho de pelúcia (a batata quente) deveria ir passando de mão em mão. Quando a professora gritasse "stop", a criança que estivesse segurando a "batata quente" deveria falar uma palavra que iniciasse com a letra sorteada. Sempre que a brincadeira era pausada, a Pibidiana apontava a letra sorteada no alfabeto para que as crianças visualizassem e fizessem a sua pronúncia. Quando as crianças percebiam que algum colega estava com dificuldade de lembrar alguma palavra que iniciasse com uma determinada letra, elas davam dicas sobre algum objeto, para que adivinhasse. Foi uma regra que as próprias crianças inventaram para ajudar seus colegas. Essa brincadeira possibilitou que as crianças desenvolvessem a atenção, concentração, agilidade, criatividade, a aprendizagem de novas palavras, o reconhecimento das letras do alfabeto, a expressão oral e da escuta, entre outras. Foi uma brincadeira simples que levou os educandos a aprenderem de forma lúdica e significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário